Tequila e Pimenta: A história de Lilith, a primeira mulher de Adão que foi banida da Bíblia.

domingo, 10 de março de 2013

A história de Lilith, a primeira mulher de Adão que foi banida da Bíblia.


No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Porém no segundo capítulo, versículo 18, está escrito: "O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e no versículo 22 do segundo capítulo Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".

Mas no primeiro capítulo Deus já não havia criado o homem e a mulher a sua imagem e semelhança? Porque ele criaria outra, a Eva, como acontece no capítulo 2?

No versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.". Mas como assim "esta sim", Adão? Quer dizer então que já houve outra mulher???



É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith. Segundo a mitologia Hebraica, depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith.

Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita do mesmo pó que tu e por isso sou tua igual." Quando Lilith reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher.

Inconformada, ela abandonou o Éden, fugiu do paraíso e foi para o Mar Vermelho. Lá ficou livre, conheceu e teve relações com diversos demônios. Adão pediu a Deus sua companhia de volta, Deus mandou 3 anjos buscarem Lilith no Mar Vermelho e trazer ela de volta ao Paraíso. Quando os 3 anjos encontraram Lilith ela respondeu que não poderia mais voltar, pois já tinha desonrado seu marido se prostituindo com os demônios. Adão ficou sozinho, então Deus criou Eva e essa história vocês já conhecem...

Lilith juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael, o anjo da morte, Samael deu-lhe a conhecer o prazer de Adão não era capaz de oferecer, e com ele teve vários filhos demoníacos. Desde então, Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher.

Ao contrário de Eva que morreu como um ser humano, Lilith alcançou a imortalidade, casada com Samael, tornou-se amante de Lúcifer.

Lilith é também referida na Cabala (sabedoria que investiga a natureza divina) como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.



Por que Lilith foi banida da Bíblia?




Atualmente, na Bíblia o nome de Lilith só aparece uma vez em Isaías 34:14: E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.

Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto.

Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem.

Atualmente o motivo pode ser o contrário. Hoje em dia, muitos religiosos interpretam o trecho da Bíblia:"As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor" (Efésios 5:22) no sentido da mulher ser protegida do marido, não no sentido de ser inferior a ele. Mas essa interpretação não seria possível se a história de Lilith, que prova justamente o contrário, ainda estivesse na Bíblia. Então para que nós não achássemos que Deus seja também um machista (já que ele mesmo diz a Lilith que a mulher devia ser inferior ao homem pois era a ordem natural da vida), a história de Lilith foi retirada da Bíblia e não é mais contada nas traduções modernas do livro sagrado, sendo considerada apenas parte da "mitologia" hebraica.

Fonte: http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2011/02/o-demonio-lilith.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário